Consultório Médico Odontológico - Médico Otorrino em CopacabanaOtorrinolaringologia . Medicina do Trabalho
Icone

Saiba Mais

Espirro

O espirro é a expulsão violenta de ar pelo nariz e pela boca, e pode transmitir doenças, pois com ele são espalhadas no ambiente até 40.000 gotículas que podem conter agentes infectantes. A velocidade do ar expelido pode chegar a até 160 km/h, portanto, não é aconselhável segurar um espirro, já que isso causa um aumento de pressão no ouvido e nas vias aéreas superiores tão grande que pode ocasionar vertigens, surdez e até a ruptura do tímpano. Como os nervos do nariz e os dos olhos estão muito próximos e alguns deles possuem atividades relacionadas, a irritação das vias nasais serve de estímulo para o início do reflexo de espirrar e também para o de fechar os olhos — ações que acabam ocorrendo ao mesmo tempo.

Vertigem

A vertigem é a sensação ilusória de movimento corporal em relação ao ambiente ou de rotação dos objetos à sua volta. É o tipo mais frequente de tontura, e pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, sudorese e alteração da marcha. Na maioria das vezes, a vertigem decorre de problemas no órgão vestibular (labirinto). A investigação dos seus sintomas é feita por meio do exame otoneurológico, dentre outros.

Dor de Garganta

Dor de garganta

A dor de garganta pode ser causada por inflamações como a faringite (inflamação da parede posterior da garganta), a amigdalite (inflamação dos tecidos de defesa que se situam nas laterais da garganta) e a laringite (inflamação da região onde a voz é produzida, mais abaixo no pescoço, na região do "pomo de Adão"). Na maioria das vezes, o diagnóstico dessas inflamações é feito apenas com exame clínico, mas em alguns casos pode ser necessário uso de aparelhos especiais para a visualização do local, especialmente quando a inflamação é na laringe, e ainda outros exames complementares.

Exame de Videolaringoscopia

Exame indolor, realizado com endoscópio acoplado a um sistema de vídeo, que permite gravação das imagens , e serve para diagnosticar patologias da faringe e laringe, incluindo problemas nas cordas vocais. Pode ser realizado também em casos de consulta de rotina e para fins trabalhistas, como os exames admissional, periódico e demissional.
Consultório Médico Odontológico - Médico Otorrino em Copacabana
Linha
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 500
Sala 1105 - Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)